Fechar Menu

Gentileza gera gentileza e também se aprende na escola!

08 | 12 | 2025
Fala Diretora
0 comentários

27 visualizações

Gentileza gera gentileza e também se aprende na escola!

Bons tempos aqueles em que nós educadores nos preocupávamos em ensinar principalmente português, matemática, história, geografia e ciências para nossos pequeninos! Será que eram mesmo bons tempos?
Parece que os saudosistas estão sempre pensando que as coisas do passado eram melhores, mais fáceis e tranquilas! O discurso está sempre na ponta da língua e começa assim: no meu tempo….
Não nos enganemos!
A escola de hoje tem objetivos educacionais bem amplos e se preocupa sobretudo com a formação cidadã! Essa formação compreende muito mais do que conteúdos de disciplinas; compreende ensinar valores necessários à boa formação da personalidade.
Uma de nossas séries da educação infantil trabalhou com o projeto gentileza!
Foi muito bonito e gratificante perceber que nossos garotinhos têm ciência de que pequenos gestos de gentileza tornam a vida mais leve e agradável!
Eram incentivados a exercer a gentileza e a pensar como as pessoas podem ser gentis umas com as outras!
Por outro lado, estamos cansados de ver grassar por toda a parte a grosseria, a pressa desenfreada e o mau humor! Haja tolerância!
No trânsito travamos batalhas contra aqueles que querem ter o direito de ultrapassar, de costurar, de brecar em cima, de gritar, de falar palavrões a torto e a direto quando não conseguem desenvolver sua jornada da maneira que acham perfeita!
Nas ruas, nos supermercados, nos bancos, enfim, em todos os lugares públicos, exercer a gentileza é quase impossível, mas aceitável e desejável!
Não deveria haver nenhum problema em deixar um motorista ultrapassar. Não nos faria mal se parássemos na faixa de segurança para deixar pessoas atravessarem a rua. Nos faria bem deixar passar à nossa frente no mercado uma pessoa que tem menos produtos para passar no caixa.
Que tal pedir para segurar uma mochila de quem está em pé na nossa frente no ônibus?
Na escola quanto mais pequeninos, mais gentis são as crianças; dividem o lanche, ajudam os coleguinhas nas tarefas e andam de mãos dadas nos corredores e escadas.
Atualmente os projetos educacionais ampliam o leque do que pode e deve ser ensinado e trabalhado nas escolas. Benditos e louváveis sejam sempre esses!
Quanto mais cedo forem introduzidos ensinamentos necessários a uma boa convivência social, melhor!
Escola é palco no qual se encena a vida e nossos atores demonstram que gostam de aprender a torná-la boa e prazerosa para todos!

Sonia Regina P. G. Pinheiro

Deixe seu comentário