
Flaepinha 2025 – Valorizando a infância
Inspirados pelo tema “A infância no Brasil através das artes e das letras” —, a mostra dos anos iniciais proporcionou ao público uma experiência sensível e interativa, com resgates de memórias, novas interpretações e olhares diversos sobre essa fase tão encantadora da vida.
A abertura da feira ficou por conta da Cia de Teatro Arte & Manhas, com o espetáculo “O Menino Maluquinho”, muito elogiado pelo público presente. E, ao longo do sábado, da Educação Infantil ao 5º ano, cada turma preparou com carinho e criatividade espaços cheios de cor, ludicidade e imaginação, transformando a escola em um verdadeiro retrato vivo da infância.
Maternal – Inspirados por Ivan Cruz e José Paulo Paes, nossos menores criaram um “Paraíso das Brincadeiras” com barquinhos de papel, cataventos, brinquedos de lata e até uma pista de decolagem para aviões de papel!
Jardim – O projeto “Infância e Natureza” trouxe um cantinho aconchegante, onde elementos naturais se tornaram ponto de partida para muitas brincadeiras cheias de imaginação inspiradas pelo Monteiro Lobato e seu Sítio do Picapau Amarelo.
Pré – No espaço “Brincadeiras da minha e da sua infância”, o ontem e o hoje se encontraram num ambiente cheio de sorrisos, onde o clássico e o moderno se misturaram em pura diversão inspirados pelo artista Ricardo Ferrari.
1º ano – As crianças encantaram com o projeto “Os encantos da infância pelos olhares de Ruth Rocha e Portinari”. A história “O dono da bola” foi contada pelas professoras, e releituras das obras de Portinari completaram a exposição. Teve até site com obras digitais para os visitantes explorarem, confira aqui!
2º ano – Um espaço dedicado a brincar de verdade. Dança coordenada, passa copo, quebra-cabeças e metáforas para o crescimento saudável das crianças quando cercadas por bons exemplos com o projeto “Resgate das brincadeiras tradicionais”.
3º ano – O tema “Convite para brincar” virou ação: as crianças se divertiram com seus familiares com bolinha de gude, pé de lata e pião, enquanto suas artes em tela e uma instalação sonora lembravam que infância também é feita de cor e barulho.
4º ano – “Infância criativa: brincando com as palavras” foi o ponto de partida das obras criadas após a leitura de “Marcelo, marmelo, martelo”. A turma reinventou o mundo pelas palavras e ainda convidou as famílias para jogar o divertido “Brincanelo com Marcelo”!
5º ano – Com o tema “Brincadeira e arte: uma viagem pela infância”, os estudantes se inspiraram em Ivan Cruz para criar telas, esculturas e, claro, muitas brincadeiras que atravessam gerações.
Eletiva Artes Visuais – “A infância a partir dos personagens infantis”
Um resgate nostálgico de personagens que atravessaram gerações com o Castelo RA-TIM-BUM!
Foi uma feira de literatura e arte, com muito aprendizado, risadas e lembranças.
A Flaepinha 2025 mostrou que a infância é uma fase criativa que transforma o adulto que seremos.
Parabéns aos nossos alunos e professores que colocaram a sensibilidade, a arte e a empatia no centro de cada detalhe!