Fechar Menu

Fim de ano! Loucura! Caos total! Sempre assim!

07 | 01 | 2026
Fala Diretora
0 comentários

604 visualizações

Fim de ano! Loucura! Caos total! Sempre assim!

As ruas estão atulhadas de carros que se enfrentam numa batalha por passar e ultrapassar de qualquer maneira…Salve-se quem puder!
Nossos alunos estão gozando merecidas férias para, de um lado, alegria dos pais e de outro desespero: não há o que chegue! A turma vai a toda hora nos armários e na geladeira e arrasa a comida como formigas cortadeiras!
A conta de luz vai à estratosfera! Ar condicionado ligado o dia inteiro! Computador quase 24 horas. Por onde a turma passa, larga a luz acesa!
Se meu avô estivesse por lá diria certamente: Você é sócio da Light? Ou da Enel?
Na escola resta o silêncio pelos corredores. Os professores ainda estão por lá; planejando, refletindo, organizando, reorganizando e atendendo pais para dar resultados do rendimento escolar dos garotos. Tarefa difícil!
Há no ar um sentimento estranho! Escola sem alunos é como o doce Romeu e Julieta: goiabada com queijo, ou sem goiabada ou sem queijo!
No entanto, são momentos em que podemos e devemos pensar e repensar nosso ano letivo de 2025 com vistas a organizar o próximo.
Onde acertamos? Acertamos muito, com certeza! Os meninos tiveram aulas com planejamento pensado, com projetos, excursões, feiras, palestras e muito empenho de ambos os lados.
O que devemos pensar para o ano seguinte? Partir dos pontos que não nos deixaram totalmente satisfeitos e propor novas estratégias. Não são poucos!
A meninada está difícil! Desafio para bons e sérios educadores.
Muitos estão resistentes ao ensino escolar. Estão preferindo se livrar das tarefas com auxílio luxuoso e pernicioso da Inteligência artificial!
Outros ou têm dificuldades resultantes de buracos deixados pelo tempo de enclausuramento no período da Covid ou já carregam deficiências por motivos diversos.
Alguns, (esses são os que também muito nos preocupam) têm excelente rendimento, vontade de aprender, facilidade na aquisição de novas competências, mas acabam relegados, ancorados na prática que precisa contemplar a maioria.
Desafios, promessas, desejos, sonhos….
Quem é vivo olha para o que está por vir com desejos de vitórias, de boas surpresas, de conquistas.
A vida é dura para quem é mole, isso eu já disse uma vez.
Para os educadores força, fé e criatividade! Para os pais de nossos alunos, fé na educação! Para nossos alunos, tudo o que de melhor houver sobre a face da terra! Em frente!

Sonia Regina P. G. Pinheiro

Deixe seu comentário