Fechar Menu

Escola: Clube do Bolinha, da Luluzinha e o que mais? Muito mais!

31 | 10 | 2025
Fala Diretora
0 comentários

634 visualizações

Escola: Clube do Bolinha, da Luluzinha e o que mais? Muito mais!

Quando as crianças são bem pequenas, normalmente brincam e interagem entre si. Não fazem diferenças! Às vezes, acontece alguma contenda por causa da disputa de um brinquedo. Coisa que se resolve com uma boa conversa.
Conforme vão crescendo, começam a demonstrar outro tipo de comportamento; meninos interagem com meninos e meninas com meninas. Clube do Bolinha e da Luluzinha. Os grupos ficam bem fechados.
Se agora é assim, em tempos passados era muito mais forte essa separação.
No entanto, quando são mais velhos, a separação fica mais fluida e as amizades, os grupos ficam mais heterogêneos. Os interesses em comum passam a ser os motores da formação dos grupos e das amizades.
Percebo que muitas famílias estimulam sabiamente seus filhos a cultivarem seus amigos. Os amigos são pilares muito importantes na formação da criança e do jovem!
O garoto que não se mistura, que fica no canto e que não tem amigos aponta para o fato de que algo não vai bem.
Às vezes fico incomodada quando algum professor diz que os alunos falam muito, que conversam demais…
Ora, eles têm necessidade de trocar experiências entre si, confiar seus segredos ou comentar sobre fatos de seu cotidiano. Precisam disso!
Claro que quando o professor está explicando uma matéria, ensinando a resolver uma equação, um problema, a conversa dos alunos não cabe e incomoda.
Como resolver esse impasse?
Os alunos devem ter espaço para conversar e devem ser orientados para que não conversem quando o professor pedir que prestem atenção.
As amizades na escola não são como as chuvas de verão ou os amores do carnaval. Elas não são efêmeras! Duram. Duram muito!
Provavelmente porque hoje em dia, os alunos permanecem por muito tempo na mesma escola. Sendo assim, existe a real possibilidade de se criar laços profundos e duradouros entre eles.
A escola não é apenas e tão somente o lugar onde o conhecimento circula e se oferece para o crescimento individual e social dos alunos. É também local que estimula a formação da personalidade dos garotos; ensina a aceitar as diferenças, a repartir, a colaborar, a fazer escolhas, a crescer física e emocionalmente também!
Escola é um templo que merece reverências, respeito e admiração perenes!

Sonia Regina P. G. Pinheiro

Deixe seu comentário