HOME
HOME
Escola
Cursos
Pedagógico
Projetos
Fala, diretora
Notícias
Calendário
Atividades
Nossa Biblioteca
Trabalhe Conosco
Galeria
Transporte
Contato
 
:: Localização
 

 
Cód. Matrícula
Senha
 
 
 
 
 
   
     
  Mãe, quero estudar na sala da minha amiga!  
     
 

           As ansiedades normais no início do ano acontecem em todas as famílias. Com os alunos há também muitas expectativas que geram sentimentos e apreensões: quem serão meus professores neste ano? Como serão?  Serão carinhosos e compreensivos? Pensam os alunos menores. Serão chatos, exigentes, implicantes, autoritários? Pensam os maiores.

            Há também uma outra curiosidade: quem serão meus colegas de sala? Os alunos do ensino fundamental II, o antigo ginásio e os do ensino Médio, gostariam de contar com os antigos colegas e com os amigos, mas aceitam com alegria caras novas: novos “caras”e novas “minas”.

            Já os alunos menores, os da educação infantil e os do fundamental I, antigo curso primário até sonham com os antigos colegas; não concebem a vida na escola sem os amiguinhos do ano anterior. Há sempre alguém que precisa de um determinado amiguinho para estar bem na sala de aula.

            Para ilustrar essa situação, conto aqui o que a Dona Deborah veio fazer na escola ontem, alguns dias antes do início das aulas . Estava apreensiva. Tinha sonhado que as salas do pré haviam sido formadas de tal sorte que  sua filha Luana estaria separada da amiguinha Patrícia. Segundo ela, as duas são inseparáveis e sua filha tem adoração por essa colega. A amizade delas extrapola a sala de aula. As famílias das meninas se conheceram por causa delas. Dia sim dia não elas brincam depois das aulas. Cada dia numa casa. Ambas são filhas únicas.

            Tranqüilizei-a, dizendo que temos por norma manter os mesmos alunos conforme os anos vão se seguindo. Acreditamos que é muito importante para os alunos e para as famílias a convivência das crianças e dos jovens com pessoas conhecidas.

            Sendo assim, os alunos que começam na educação infantil, seguem para o ensino fundamental e médio sem se separar dos colegas. Isso causa um bocado de trabalho para os professores, porque a classe já estando enturmada, a possibilidade de muita conversa durante as aulas é garantida. Porém, é um preço suave a pagar, pois vemos que os alunos às vezes fazem amizades para toda a vida, fato que notamos nos nossos alunos veteranos.

Não nos arrependemos de manter assim as classes. Às vezes atendemos pedidos de uma ou outra família que deseja troca de turma por um ou outro motivo.

Por estarmos buscando condições favoráveis para que nossos alunos aprendam bem,  nada mais aceitável do que deixá-los  investir em sentimentos de amizade e coleguismo. Acreditamos que eles aprendem muito uns com outros e que esse aprendizado também é muito importante para seu desenvolvimento emocional e social.

 

Sonia Regina P. G. Pinheiro

 
     
   
 
 
     
     
  < voltar às Notícias  
  < voltar à Galeria de Fotos  
  < voltar ao Indice 'Fala, Diretora'