Freqüentemente encontro pessoas por aí que dizem estar lendo meus textos no site. Desta forma, aumenta bastante a minha responsabilidade pelas coisas que aqui escrevo e que são verdadeiramente frutos de minha experiência passada e presente dentro da seara da educação.
Uma das minhas mais recentes reflexões e porque não dizer, descobertas, se assim posso conceituar, é o sentimento de muitos pais de alunos das séries iniciais.
Descobri, pasmem, que para muitos desses pais de alunos, mais importante do que o conhecimento e do desenvolvimento do aluno na escola, está o tratamento que é dado à criança pela professora e pelos demais funcionários .
Essa idéia, que já estava brotando dentro de mim, começou a criar forma quando recebi um bilhete da D. Clarice, que se dizia muito aborrecida com o fato da professora da Samantha não chamá-la sempre para ser ajudante. Disse que sua filha estava muito triste e não queria vir mais para a escola porque a professora não gosta dela.
Essa não foi a primeira vez nesse ano que recebo reclamações desse tipo: é da professora da Marina que brigou com ela porque derramou o suco; é da professora do Francisco que chamou ele de bebê porque chora à toa; é da professora da Flavinha que não percebe que ela não tem amigos na classe; é da professora do Paulinho que não abre a garrafa de suco para ele.....
Concluí depois de muitos bilhetes, cartas e e-mails que não importa o mirabolante, moderno e aceitável planejamento escolar para séries iniciais, se os cuidados com os alunos menores não forem extremados e exacerbados.
Em parte, cuidados e esmeros com os alunos menores não só são desejáveis como primordiais, pois afinal são ainda gotinhas de esperança em forma de gente e precisam de toda atenção e afeto.
De alguma forma vejo que algumas situações mostram exagero , mesmo assim, penso que é sinal dos tempos. Tempos nos quais a mãe e o pai do aluno não dispõem de espaço na agenda, de paciência e muitas vezes de vontade de mimar seus rebentos e jogam literalmente a peteca para cima.
Com essa e sem mais aquelas, estou preparando um encontro de avaliação com as professoras da educação infantil e das primeiras séries do ensino fundamental e minha escola para solicitar que sejam e estejam mais atentas com relação à atenção, ao carinho e aos cuidados especiais com os alunos.
Afinal, devemos estar preparados para as demandas de nossa comunidade, sejam quais forem e ademais, cuidar bem dessas criaturinhas adoráveis não é obrigação somente , é puro prazer que faz a alma sorrir e nos torna a vida leve e alegre.
Sonia Regina Potenza G. Pinheiro |