Escola

:: Localização

Cód. Matrícula
Senha

Existe uma maneira lúdica de ensinar tabuada para uma criança de 8 anos?

Sim, não apenas uma maneira lúdica, mas várias!

Em primeiro lugar, descobrir como se constrói a operação de multiplicação, com base em elementos "concretos" como tampinhas, palitos de sorvete, entre outros, é bastante estimulante.

Para a memorização, há várias estratégias. Uma delas é a utilização de músicas. Há CD´s disponíveis para venda que contêm músicas referentes à tabuada. Um deles, que temos aqui na escola, chama-se "Cantigas de roda e cantando a tabuada".

Outra estratégia consiste em jogos. Há jogos à venda em lojas de brinquedos com esse conteúdo. Mas, o que é mais importante, você pode criar jogos em casa com seu(ua) filho(a). Exemplos:

- Bingo: quem "canta" o bingo fala a operação (ex: 2x9=). A criança deve procurar em sua cartela a resposta.

- Jogo da trilha com 2 dados: cada jogador tem um pino que deve percorrer a trilha. A cada jogada, deve lançar dois dados. O jogador deve multiplicar os resultados obtidos em cada dado para saber quantas casas deve avançar.

Há muitas alternativas (boliche, jogo da velha, batalha naval)... É só usar a criatividade e "mãos à obra"! Boa sorte!

Coordenadora Viviane

< voltar ao clube da lição de casa